Finanças

Como montar uma boa Reserva de Emergência

Porque ter uma Reserva de Emergência?

Você precisa se adiantar e montar sua reserva de emergência, o motivo disso é bem simples, em momentos de aperto onde você simplesmente não saberia o que fazer, com uma reserva de emergência montada, isso não será mais um problema.

Mas como eu monto minha reserva de emergência? E porque ela vai me ajudar em momentos de aperto? Vamos lá. Para montar sua reserva de emergência, você deve primeiro escolher o período dela, dependendo do tempo que você escolher, você ainda pode passar momentos de aperto.

Escolha de 6 a 15 meses o seu custo de vida, como assim? Simples, se o seu custo de vida mensal é 1.500 reais, por exemplo, você deve escolher esse “valor X período“, se escolher apenas 6 meses, sua reserva de emergência será de 9.000 reais, se escolher 15 meses, sua reserva será de 22.500 reais.

Basicamente, se você passar por um momento de aperto, você tem uma boa reserva de emergência para se manter durante o período que você selecionou, assim você tem tempo o suficiente para se realocar novamente.

Como montar minha Reserva de Emergência?

Muitos economistas do mundo recomendam pelo menos 6 meses o seu custo de vida em uma reserva de emergência, e para montar ela, é mais fácil do que você imagina, muita gente pensa que precisa deixar o salário todo na reserva de emergência, mas não é bem assim.

Digamos que o seu custo de vida é 1.500 reais, mas você só ganha esse valor de salário todos os meses, obviamente, não sobra nada para sua reserva de emergência, o que fazer nesse caso? Simples, reduzir o custo de vida até que sua reserva de emergência esteja montada.

Se você utiliza parte do seu salário com algumas coisas sem sentido, passa a não fazer mais isso até que sua reserva de emergência esteja montada, se você conseguir reduzir seu custo de vida para 1.300 reais, já sobra 200 reais para começar a montar uma boa reserva de emergência.

Se você manter esses 200 reais na sua reserva de emergência e adicionar 200 reais no mês seguinte, mantendo essa disciplina, em 45 meses você terá 6 meses o seu custo de vida em uma reserva de emergência.

45 meses dá exatos 3 anos e 9 meses, esses 200 reais que você adicionou e manteve todos os meses, não só se acumulou, mas também rendeu, a maioria dos bancos hoje em dia oferecem rendimento a 100% do CDI se você deixar seu dinheiro guardado.

Onde colocar minha Reserva de Emergência?

Bom, o próprio nome já diz: “reserva de emergência“, resumindo, você precisa colocar sua reserva de emergência em um investimento com liquidez diária, que basicamente é a rapidez que você consegue usar o seu dinheiro, não coloque sua reserva de emergência em um investimento que você só pode usar seu dinheiro anos depois.

Sempre escolha colocar sua reserva de emergência em liquidez diária ou imediata, onde rende 100% do CDI para que seu dinheiro não perca valor com a inflação, por isso não é bom deixar sua reserva de emergência em uma poupança.

Hoje em dia, na era do digital, os bancos online facilitaram demais, você não precisa mais ir ao banco físico, com apenas o celular você faz de tudo, e os bancos online te oferecem 100% do CDI, hoje em dia tem vários no mercado.

Quando usar minha Reserva de Emergência?

Pense no seguinte acontecimento: você está passando por algum espaço comercial, você vê algo que você queira comprar, mas não tem dinheiro o suficiente, bom, você deve simplesmente seguir em frente, pois isso não tem nada a ver com a “emergência“.

Agora, se por algum motivo alguma emergência de fato acontecer e você precisar de dinheiro imediatamente, aí sim entra a reserva de emergência. São nos momentos de aperto que você não deve pensar duas vezes em usar sua reserva de emergência.

A importância da Reserva de Emergência

Viu o porque é importante ter sua reserva de emergência? Em nossas vidas, passamos por momentos de aperto, e se não aprendermos o básico de finanças pessoais, vai ser muito difícil passar por esses momentos.

A reserva de emergência serve para você enfrentar sem medo essas coisas que acontecem em nossas vidas. Perder o emprego é só uma das coisas que acontecem, mas hoje em dia, muitos contratempos ocorrem o tempo inteiro, esteja preparado.

A reserva de emergência vai te dar a liberdade de começar a investir para atingir sua liberdade financeira no futuro. Assim que atingir a sua meta na reserva de emergência, é hora dos investimentos entrarem em ação.

Botão Voltar ao topo