Investimento

Evite esses erros ao começar a investir

Invista sem medo de errar

Todo mundo já pensou em investir, mas não começam porque não querem cometer erros, mas para tudo que fazemos, os erros são inevitáveis, eles servem para aprendermos.

Para não cometer erros ao começar a investir, algumas pessoas contratam profissionais, mas hoje em dia, estamos na era da informação, e os profissionais estão a um clique de distância, ou seja, na internet.

Existem alguns erros que você não pode cometer ao começar a investir, erros bobos, mas que pega muita gente de surpresa, até mesmo os veteranos já cometeram esses erros, então não se sinta sozinho nessa.

Ter dinheiro na Poupança

A Poupança é vista desde cedo pelas pessoas, principalmente os brasileiros, como um investimento no longo prazo, mas não faz muito sentido, além de render pouco, ele perde para a inflação.

Investir em Renda Fixa é bem melhor do que investir na Poupança, além de te proporcionar uma maior segurança, rende 100% do CDI, e é ótimo no longo prazo.

Se você colocasse 100 Reais na poupança desde 1995, hoje você teria algo em torno de 1.358 Reais, muito pouco. Já em uma Renda Fixa, se você colocasse o mesmo valor em 1995, hoje você teria algo em torno de 5.382 Reais.

Sem contar que muitos brasileiros não sabem ao menos o que é Renda Fixa e CDI, coisas simples, mas que podem fazer total diferença na vida das pessoas, por exemplo, evitar erros ao começar a investir.

Não pensar no longo prazo

Muitas pessoas investem pensando no curto prazo, fazendo investimentos estranhos achando que vai dar certo e acaba dando muito errado, como por exemplo uma Ação da Bolsa que cai bastante de repente, a pessoa nem se quer sabe ao que se refere, mas coloca o dinheiro dela.

Quando você pensa no longo prazo, você faz investimentos certeiros e de confiança. Montando uma boa carteira de investimentos diversificada, você coloca um valor todo mês para cada um deles, e no longo prazo, apenas reinveste os ganhos.

Não estudar sobre Investimentos e Finanças

Até mesmo os melhores investidores continuam estudando dia após dia, fazendo isso eles aprendem cada vez mais e diminuem a chance de cometer erros.

Para você não cometer erros ao começar a investir, é importante que você estude bem todos os dias, assim você sabe exatamente o que fazer, e eleva o seu conhecimento sobre investimentos e finanças.

Não diversificar seus Investimentos

Uma boa carteira de investimentos é fundamental para você atingir a liberdade financeira e ser próspero no futuro, sem ela, você depende apenas de um investimento, e nem cogita expandir para ter um maior retorno.

Basicamente ter uma carteira diversificada de investimentos é a base para não cometer erros ao começar a investir, mas antes de monta-lá, você precisa é claro ter a sua reserva de emergência, caso você pare de trabalhar, ela vai te proteger por alguns meses.

Ações, Fundos Imobiliários, Renda Fixa e Investimentos no Exterior, esses são os 4 pilares simples de uma carteira de investimentos diversificada, você não se prende a um único investimento, mas em 4 ou mais se for de seu interesse.

Não se proteger da Inflação

Se proteger da inflação é uma parte difícil nos seus investimentos, no Brasil, a inflação sobe a cada ano, e o seu poder de compra cai cada vez mais, pois o salário não aumenta.

Mas tem uma forma segura de se proteger da inflação, e é com os investimentos, mas não é qualquer um, deve ser um investimento que o valor dos ganhos irá corrigir o aumento da inflação.

Ações, Fundos Imobiliários, Renda Fixa e outros. Existem diversos investimentos para se proteger da inflação, mas os principais são os básicos, e que funcionam no longo prazo.

Não seja mais um iniciante

Bom, agora você já entendeu alguns dos erros ao começar a investir, basta corrigir eles, e só de fazer isso, você já está no próximo nível, podemos dizer que você deixou de ser um iniciante.

O que separa um investidor iniciante de um bom investidor é a sua capacidade de não saber investir da forma correta, e também não buscar novas informações sobre investimentos.

Um bom investidor, mesmo sabendo bastante, continua estudando e aprendendo cada vez mais, o iniciante para subir de nível, precisa pensar e agir como um bom investidor.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo