Investimento

Tudo o que você precisa saber para começar a investir

Tome consciência para começar a investir

O primeiro passo para você começar a investir hoje é ter consciência que sua vida não está legal, e se você não mudar, as coisas só irão piorar. Não é muito difícil começar a investir, hoje em dia, temos informações praticamente infinitas com a internet.

Provavelmente você conhece alguém que já deu desculpas e nunca cogitou começar a investir. Esse tipo de prática é muito comum nos dias de hoje, não siga o exemplo dessas pessoas.

Para valorizar seu dinheiro, e se proteger da inflação invisível que tira o seu poder de compra a cada dia que passa, você precisa começar a investir o mais rápido possível, nem que seja com pouco dinheiro.

Esses são “algumas frases” que você escuta de pessoas quando você as aconselha a começar a investir. Você mesmo já deve ter falado uma delas:

  • Investir é muito difícil.
  • Não sei por onde começar a investir.
  • Não tenho grana o suficiente para investir.
  • Não ganho bem ainda para começar a investir.

Essas são apenas algumas das desculpas que as pessoas dão a si mesmas para não começar a investir, e pensar no futuro.

Por isso você deve cair na realidade hoje e começar a investir pensando em atingir sua liberdade financeira.

Basta baixar o aplicativo de alguma corretora ou acessar o site de uma delas, vincular ela ao seu banco, e pronto, você já pode começar a investir.

Você não precisa saber investir!

Você sabia que você não precisa saber investir? Bom, pelo menos ainda não. Se você não tem ideia de como começar a investir, você pode usar os ETFs, esses são basicamente fundos imobiliários que replicam índices.

Fazendo isso é como se você estivesse à frente de 90% das pessoas e de muitos dos melhores fundos de investimentos, isso sem fazer praticamente nada, apenas investindo nos ETFs.

Se você não tem conhecimento necessário ou não tem tempo sobrando, os ETFs são uma ótima alternativa para você começar a investir nos mercados do mundo inteiro.

Sem contar que hoje em dia existem variados tipos do ETFs, dos mais comuns aos mais diferentes. Por exemplo, já falamos aqui sobre o BOVA11 que investe nas ações da Ibovespa, na bolsa brasileira. E tem também ETFs de criptomoedas, o HASH11 é um ETF que investe para você em várias criptomoedas promissoras.

O melhor de tudo isso é que a maioria dos ETFs custam menos de dez reais, ou seja, mesmo com pouco dinheiro você consegue começar a investir e diversificar o seu patrimônio.

Mesmo com os ETFs você pode não atingir o sucesso, isso porque você pode não está colando em prática o próximo passo.

Você pode fazer parte dos 10%!

Se com os ETFs você consegue ficar acima dos 90% das pessoas, com muito estudo e também um bom controle emocional, você talvez pode ficar entre os 10% melhores.

Você tem noção que investir não é difícil? Ainda mais em um país como o Brasil, onde o conhecimento ainda é escasso. Se você aprender o básico, estará na frente da maioria da população. Um conselho para você, se torne 1% melhor todos os dias.

Princípios valem mais que o conhecimento técnico!

Peter Lynch teve um retorno anual de quase 30% ao ano entre 1977 e 1990, ou seja, ele bateu S&P 500 anualmente, mas olha só, grande parte dos seus cotistas perderam dinheiro, isso porque ele tiravam os investimentos quando a bolsa caía.

Quando seus investimentos na Bolsa de Valores caíam, eles ficavam com medo, e depois que aumentava, eles compravam novamente. Na verdade, eles precisavam fazer o contrário, as pessoas preferem que os preços das cotas subam no curto prazo, o problema é que isso impede os acionistas de comprar mais cotas e fazer o efeito bola de neve.

Tome cuidado com as taxas!

Você deve sempre tomar muito cuidado com as taxas, o que tem de gente errando nisso é brincadeira. Quem investe, precisa declarar o imposto de renda, na verdade, independente se você vender suas ações ou não, você precisa declarar o imposto de renda.

Toda vez que você fica operando muito, preste atenção, você tem custos, e você precisa tomar cuidado com eles, você tem um monte de custos. Muita gente acha que estão fazendo um baita negócio ao investir fora do Brasil, mas acabam esquecendo das taxas altas.

Fugir dos Vieses!

Todos nós somos vítimas de mais de 130 vieses, e se você acha que eles não te afetam, você está muito enganado. Você precisa tomar cuidado com os vieses emocionais, que é diferente dos conteúdos técnicos das análises que você faz.

Um exemplo aqui: Tal empresa valorizou 7 vezes o seu preço uma vez, apesar da estabilidade. Ou então assim: Grande empresa nacional pode quebrar a qualquer momento, mas já valorizou 7 vezes o seu preço uma vez.

Tome muito cuidado com esses vieses, a solução para se proteger deles é ouvir cada vez mais conselheiros que têm mais experiências que você, assim você toma as melhores decisões.

Veja também:

Fundos Imobiliários (FIIs) o que são? Vale a pena?

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo