Como usar o Cartão de Crédito da forma correta e Consciente
Cartão de Crédito faz sentido?
Em algum momento, provavelmente já disseram para você que usar o cartão de crédito não faz sentido, certo? Porém, usá-lo faz muito sentido.
O cartão de crédito é muito seguro para quem sabe usar, assim como cozinhar, ou fazer outras coisas. Mas se você não tem conhecimento, saiba que você pode estar entrando em dívidas e nunca mais conseguir pagar essas dívidas.
Isso porque muitas pessoas acabam pensando que o cartão de crédito é um segundo salário. O cartão de crédito nada mais é que um empréstimo, se você saber usar, fique tranquilo, você pode lucrar com ele ao invés de sair no vermelho.
Qual a forma correta de utilizá-lo?
Eu já disse o porquê do cartão de crédito ser arriscado para uns, e seguro para outros, mas então, qual a forma correta de utilizá-lo?
Imagina que você vai em um shopping no final de semana, e decide que vai comprar um tênis, você entra na loja e um vendedor te aborda, poucos minutos de conversa e você já está decidido a comprar, porém, você pode comprar a vista, ou no cartão de crédito, se você tiver o dinheiro guardado, o melhor a se fazer é passar no crédito.
Se você passar no crédito, você só paga na fatura que vence no mês seguinte, e se você deixar os 300 reais aplicados, você terá um rendimento no mês seguinte, e na hora de pagar a fatura, você percebe que ganhou dinheiro em cima disso, mais ou menos 1% que daria 303 reais, ou seja, 3 reais de lucro mesmo fazendo uma compra no cartão de crédito.
Use essa fórmula ao seu favor!
Perceba que ao comprar o tênis você obteve lucro, ou seja, se você fizer isso recorrentemente, você vai acumulando dinheiro, toda vez que fizer alguma compra, faça no crédito, e deixe o dinheiro aplicado.
Fora que você tem o efeito centralizador, você decide comprar tudo na mesma data, isso já é um grande benefício, e é assim que se deve utilizar o cartão de crédito.
Se tiver desconto, não use o Crédito
Só vale a pena usar o cartão de crédito em compras se você não tiver desconto pagando à vista.
Depois de conversar com o vendedor, você decide que quer o tênis, então você pergunta se tem desconto, se o vendedor consegue para você 10% de desconto, não vale a pena pagar com o cartão de crédito.
Veja bem, 10% de 300 são 30 reais a menos, ou seja, não compensa pagar no crédito, mesmo aplicando esse dinheiro, você não terá os 3 reais de lucro.
Não use o Cartão de Crédito da forma errada
Qual o grande problema de usar o cartão de crédito da forma errada? Você tem noção de quanto custa os juros do cartão de crédito ao ano?
Sim, é muito grande. Mais ou menos 400% ao ano, imagine se você conseguisse investir essa rentabilidade ao ano, seria incrível.
Nunca deixe de pagar sua fatura em dia, e também nunca pague o mínimo da fatura, se fizer isso o banco vai cobrar juros altos, e você vai entrar em um estado de dificuldade para quitar essa dívida.
Ganhe pontos com o Cartão de Crédito
Utilizando corretamente você só não ganha alguns lucros, como também ganha pontos com ele. Dependendo da bandeira do seu cartão, você pode ganhar pontos.
A cada compra que você fizer no crédito de mais ou menos 5 reais ou 1 dolar, você ganha pontos, onde você pode trocar por milhas, e ter descontos em viagens, por exemplo.
Perceba que se utilizar o cartão de crédito da forma correta, você tem vários benefícios financeiros, às vezes em um ou dois anos você já consegue viajar tranquilamente, isso porque utilizou da forma correta o cartão de crédito.
Tome alguns cuidados ao usar o Cartão de Crédito
Você precisa de dois cuidados ao usar o cartão de crédito, o primeiro é o seguinte, se você tem uma anuidade alta, então não vale a pena você utilizar o cartão de crédito, isso porque você vai ganhar de um lado e perder do outro.
Existem hoje vários cartões de crédito sem anuidade, e se tiver anuidade, você consegue negociar com o banco para ter uma redução.
O segundo é você ser disciplinado, se você não tiver disciplina, for descontrolado, e sair comprando de forma errada, você vai conseguir estragar tudo, se você não é disciplinado, é melhor não ter um cartão de crédito.