Investimento

Veja como montar uma carteira diversificada de investimentos

A primeira tarefa do investidor

A primeira tarefa do investidor é pensar em preservar o patrimônio, e não em multiplicar o patrimônio, e é aqui que entra a carteira diversificada de investimentos, ela é uma peça chave para você finalmente começar a investir.

Todo investidor comete erros, é normal, os erros servem para aprendermos a fazer algo melhor, antes o que era difícil, agora é fácil, você como investidor iniciante respeitou o processo.

Se você é uma pessoa comum que investe ou pensa em investir, você precisa ter uma estratégia boa para o longo prazo, uma estratégia onde você não precisa ficar o dia inteiro analisando gráficos na tela do computador.

Você precisa focar no seu trabalho e no controle das suas finanças pessoais. Foque em fazer renda extra para conseguir investir mais e alcançar a liberdade financeira.

Para investir com pouco risco, monte uma carteira diversificada de investimentos, e para isso existem 4 pilares essenciais que todo investidor deve utilizar sempre para não correr riscos.

Renda Fixa, o primeiro pilar

Renda Fixa é a maior segurança que o investidor pode ter, em momentos de crise, todos os tipos de investimentos podem cair, mas a Renda Fixa, sempre vai estar rendendo para cima.

Para escolher uma boa Renda Fixa, foque no básico, aquilo que funciona para todo mundo, e que irá funcionar para você também, investir em Renda Fixa hoje é simplesmente muito fácil, e não pode faltar na sua carteira diversificada de investimentos, nunca!

Coloque seu dinheiro em um investimento de Renda Fixa que renda no mínimo 100% do CDI, e que eu possa sacar a qualquer momento, ou seja, tenha liquidez diária, e que seja de uma instituição confiável, veja algumas:

  • Bancos Digitais
  • Bancos Tradicionais
  • Tesouro Direto

Fundos Imobiliários, o segundo pilar

Muita gente pensa que precisa de muito dinheiro para comprar um imóvel, e de fato, quando pensamos em imóvel físico, é muito dinheiro mesmo.

Com os Fundos Imobiliários (FIIs) você também faz o básico, investe aos poucos, diversificando o FIIs que você adquire, montando uma carteira diversificada de Fundos Imobiliários.

São cinco setores de Fundos Imobiliários básicos que você deve ter na sua carteira diversificada de FIIs:

  • Fundo que investe em outros fundos
  • Fundo tipo Shopping
  • Fundo tipo Galpão Logístico
  • Fundo tipo Lajes Corporativas
  • Fundo tipo Papel

Com esses 5 tipos de Fundos Imobiliários, você tem uma diversificação absurda e vai receber aluguéis todos os meses, e uma dica aqui é sempre reinvestir os dividendos para ver o efeito “bola de neve” acontecendo. Os Fundos Imobiliários são perfeitos para uma boa carteira diversificada de investimentos.

Boas Ações, o terceiro pilar

O mercado de ações te dá a possibilidade de se tornar sócio de grandes empresas, meio que se tornar um empreendedor, sem ser de fato um empreendedor.

Quando você compra uma ação, por exemplo, a ação da Petrobras, você se torna sócio dela e faz parte de tudo na empresa, sem necessidade de sair da sua casa.

Você pode simplesmente continuar sua vida normalmente, porém, agora você recebe dividendos da ação que você adquiriu, e com possibilidade de reinvestir esses mesmos dividendos.

Existem cinco setores para você comprar boas ações, setores que são muito bons, e anti crise para você utilizar, e que pagam bons dividendos, nunca deixei de ter essas ações na sua carteira diversificada de investimentos.

  • Energia Elétrica
  • Saneamento
  • Telecom / Internet
  • Setor Bancário
  • Setor de Seguros

Investimentos no Exterior, quarto pilar

Investir no exterior significa pensar fora do Brasil, sair um pouco daqui e investir em dólar, na américa, economia mais poderosa do planeta.

Você pode investir através dos ETFs americanos, ou das estoques, que são as ações:

  • Google
  • Facebook
  • Apple
  • Tesla
  • Microsoft
  • Amazon

Ao investir no exterior, você terá acesso ao maior mercado financeiro do planeta, que possui mais de 5.000 ações, e ainda é um investimento 2 em 1.

Porque é um investimento 2 em 1? Veja bem, o dólar por si só já é um investimento, pois é uma moeda forte do mercado, juntamente com os investimentos que você pode fazer, se torna um investimento 2 em 1, é bem interessante colocá-los na sua carteira diversificada de investimentos.

Pense no longo prazo

Foque no básico, pense no longo prazo, faça aportes mensais, não queira nada para amanhã, isso só vai atrapalhar sua carteira diversificada de investimentos e suas finanças pessoais.

Focando bem em uma carteira diversificada de investimentos, em alguns anos, você consegue atingir sua tão sonhada liberdade financeira, mas deve ter paciência e pensar no longo prazo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo