Fundos Imobiliários (FIIs) o que são? Vale a pena?
Como funcionam os Fundos Imobiliários?
Investir em Fundos Imobiliários é ter pedacinhos de empreendimentos no setor imobiliário. Na prática, é como se um imóvel, ou um conjunto de imóveis fosse dividido em várias partes, e você investidor pudesse negociar a cada uma dessas partes com outros investidores.
Essas partes que você irá negociar se chama “cotas”, e quanto mais contas você tiver, maior será sua participação no fundo. Então, quando você decide investir em Fundos Imobiliários, abre o seu Home Broker na sua corretora e compra algumas cotas, você a partir daquele momento se torna o dono de um fundo imobiliário e passa a receber um valor em aluguel dos inquilinos que alugam salas ou lojas em shoppings dependendo do fundo.
Você vai receber um valor todos os meses proporcional à quantidade de cotas que você comprou, e esse aluguel vem todo mês, da mesma forma que um imóvel físico, e esse aluguel tem nome, se chama “rendimentos”.
Para você entender esse conceito, eu vou te mostrar um exemplo: se você comprar 10 cotas de um fundo fictício, chamado de “ABCD11”, onde cada cota custa 150 reais, e cada uma dessas cotas te pagam 90 centavos por mês, logo, a cada 150 reais investidos, você recebe 90 centavos de rendimento todos os meses.
Como aqui compramos 10 cotas do fundo “ABCD11”, gastamos um total de 1500 reais, logo, você recebe de renda passiva todos os meses um total de 9 reais. Todos os meses você recebe 0,6% de 1500 Reais, que no fim do ano te daria uma rentabilidade de 7,2% ao ano.
Quanto mais cotas você compra, maiores são os seus rendimentos mensais em Fundos Imobiliários que você se tornou cotista.
Veja também:
Veja como conduzir e melhorar sua vida financeira!
Onde recebo os rendimentos?
Os rendimentos recebidos pelos Fundos Imobiliários são pagos todos os meses diretamente na sua conta corrente da instituição financeira, por onde você está investindo. É um dinheiro que aparece limpinho todo mês na sua conta da corretora, por onde você está negociando os Fundos Imobiliários.
Isso quer dizer, que os rendimentos que você recebe todos os meses, não são investidos automaticamente em mais Fundos Imobiliários.
Quando você recebe esse dinheiro dos rendimentos, ele fica disponível no saldo da sua corretora para que você possa fazer o que quiser com ele, se você quiser sacar no banco você pode, e se quiser pode comprar novas cotas de Fundos Imobiliários para receber mais rendimentos.
Reinvestir o dinheiro que você recebe todos os meses em mais cotas de Fundos Imobiliários, significa que você está vendo o efeito “bola de neve”, e ela vai ficar cada vez maior.
Os Fundos Imobiliários valem a pena?
Os Fundos Imobiliários são negociados na Bolsa de Valores, mas eles são menos voláteis que as ações, se a gente pegar o Ifix, que é o principal índice que mede a performance dos Fundos Imobiliários, e comparar sua oscilação com o índice Bovespa, que mede a performance das ações, a gente percebe que os Fundos Imobiliários são aproximadamente três vezes menos voláteis que as ações.
Os Fundos Imobiliários são razoavelmente mais fáceis de se entender, e de analisar, isso faz com que Fundos Imobiliários se tornem potencialmente uma opção mais rentável que investimentos em renda fixa, para o investidor de longo prazo.
Também são uma ótima forma do investidor diversificar seu capital, e não focar apenas em um investimento, isso pode se tornar arriscado no longo prazo, por isso é bom montar uma carteira diversificada de investimentos.
Como adquirir Fundos Imobiliários?
Assim que você decidiu ser investidor, você começou a estudar e encontrou os Fundos Imobiliários, viu que eles são uma ótima forma de receber aluguéis todos os meses, mas para comprar os seus Fundos Imobiliários, você precisa de uma corretora.
O primeiro passo é você abrir sua conta em uma corretora, depois disso vai na aba “Home Broker”, após isso você insere o ticket do fundo que você quer negociar e faça a sua compra. No mês seguinte, você já recebe seus primeiros rendimentos sem precisar pagar imposto.
Conclusão
Veja bem, para receber mil reais de aluguel todo mês, você precisa investir bastante dinheiro em:
- Terreno
- materiais para construção
- funcionários
- manutenção
- impostos
Com os Fundos Imobiliários (FIIs) você compra cotas todos os meses, ou pode comprar muitas de uma só vez para finalmente receber mil reais por mês.
Fundos Imobiliários saem bem mais baratos para o investidor, isso porque você não precisa de um imóvel físico, e pode aumentar cada vez mais seu capital.
Com os Fundos Imobiliários, é quase garantido que você irá receber seu aluguel todo mês, com um imóvel físico, não é bem assim, tem bastante contratempo e você precisa de tempo para gerenciar seu negócio.