5 principais regras das Finanças Pessoais
As melhores regras das Finanças Pessoais
Você deve aprender a usar o dinheiro ao seu favor, e para isso, existem algumas regras das Finanças Pessoais. Talvez você nunca tenha ouvido falar em Finanças Pessoais, mas, a verdade é que sem ela, você acaba sem construir nada.
Finanças Pessoais é você saber usar de forma eficiente, todo o dinheiro que você tem e ganha. Para você sempre ter dinheiro, é importante que você não apenas mantenha dinheiro, mas também invista ele, para que não perca valor com a inflação.
Sabendo o básico, e usando as principais regras das Finanças Pessoais, praticando todos os dias, você provavelmente atingirá a sua liberdade financeira. Existem diversas formas de controlar suas Finanças Pessoais, mas, cinco delas são as principais.
Saber não é o suficiente, pratique!
Essas regras das Finanças Pessoais, antes de eu dizer elas para vocês, eu quero que vocês entendam que não são coisas para ficarem falando em conversas, praias, rolês e com seus amigos, são regras para vocês praticarem, apenas decorar e lembrar não é o suficiente.
Essas regras das Finanças Pessoais é coisa séria, e você deve colocar em prática tudo que aprender sobre o assunto, isso vai fazer uma diferença enorme na sua vida, principalmente na vida financeira.
Gaste menos do que você ganha
A primeira das 5 regras das Finanças Pessoais aqui é vocês gastarem menos do que vocês ganham, parece óbvio né? Mas tem muita gente que não está colocando essa regra básica em prática.
Foi feito um levantamento no Brasil, e uma a cada ‘quatro pessoas‘ fecham o mês com a conta bancária no negativo. Se for o seu caso, então coloque na cabeça que é hora de mudar a situação de uma vez por todas, e a melhor forma de fazer isso é você mapear os seus gastos e criar metas financeiras.
Metas financeiras nada mais é do que definir quanto do seu dinheiro vai para cada área importante da sua vida. No caso das Finanças Pessoais, monte uma carteira diversificada para separar corretamente para onde vai cada parte dos seus investimentos.
Pague-se primeiro
A segunda regra das 5 principais regras das Finanças Pessoais, é simplesmente você pagar-se primeiro, esse conceito está escrito no livro: O homem mais rico da Babilônia, e eu recomendo demais a todos lerem esse livro.
Esse é um conceito fundamental no mundo das finanças pessoais e que faz toda a diferença quando é colocado em prática. Muitas vezes você já prometeu a si mesmo que você iria guardar tudo o que sobrasse no final do mês, o problema é que dificilmente sobra alguma coisa no final do mês, oportunidade para você gastar o seu dinheiro não falta, e é por isso que você deve encarar sua poupança mensal como mais uma de suas despesas, inclusive colocando nela.
No próximo mês, assim que receber seu próximo salário, tire uma parte e coloque na sua poupança ou conta bancária rendendo a 100% do CDI, como se fosse uma conta para pagar, faça isso ao passar dos meses para criar uma disciplina em cima disso, com o passar do tempo, sua vida financeira começa a mudar para a melhor.
Poupe pouco, mas poupe sempre
A terceira entre as melhores regras das Finanças Pessoais aqui é vocês pouparem pouco, mas pouparem sempre. Vocês provavelmente já leram ou viram por aí dizendo para vocês pouparem 10%,15% e vocês ficam desesperados achando que é muito dinheiro.
Eu sei que criar o hábito da poupança não é uma tarefa fácil, agora se você considerar todos os compromissos financeiros no seu dia a dia, fica mais difícil mesmo.
O segredo é começar aos poucos, gastar seu dinheiro e saber onde está sendo gasto. Se acontecer de você estar endividado e precisar pagar essa dívida, não é necessário poupar por enquanto, primeiro resolve a sua situação financeira e depois que acabar você começa a poupar uma porcentagem, não importa se a quantia é 10% ou 15%, o que importa é a frequência que você está poupando.
Procure sempre saber mais sobre as Finanças Pessoais
A quarta e muito importante das principais regras das Finanças Pessoais é vocês sempre procurarem saber mais sobre as Finanças Pessoais. Nessa vida, quanto mais você aprende, menores são as chances de você cometer erros, e nas Finanças Pessoais não é diferente.
Recomendo a todos que leiam livros frequentemente para aprender mais, assistam vídeos de Finanças Pessoais e leiam matérias sobre o assunto.
Faça disso um hábito diário, vale muito a pena, e no futuro você vai agradecer muito por ter adquirido tal conhecimento.
Não vincule a sua segurança financeira 100% ao seu emprego atual
A quinta regra e a mais recomendada de todas as regras das Finanças Pessoais é vocês não vincularem a sua segurança financeira 100% ao seu emprego atual. A maioria das pessoas não gostam de pensar na possibilidade de perder o emprego.
Essa preocupação vai dobrar de tamanho para quem não sabe usar o dinheiro além de manter o dia a dia, ou seja, pessoas que trabalham apenas para pagar contas e despesas.
Se você não investe e não poupa, a sua segurança financeira está totalmente vinculada ao seu emprego atual, e por mais profissional que você seja, você não está livre de ser demitido.
O ideal a se fazer é sempre guardar dinheiro, investir, e também criar fontes de renda alternativas. No começo é difícil, mas depois de 3 a 6 meses você já tem uma boa reserva financeira, e no caso de uma demissão, você tem tempo e dinheiro para se recolocar no mercado, use, e aprenda cada vez mais regras das Finanças Pessoais.