Veja como aplicar a Educação Financeira em sua vida
Tenha Educação Financeira
Se eu fosse ensinar Educação Financeira para uma pessoa que nunca aprendeu a controlar o próprio dinheiro, nunca conseguiu lidar com o desejo de consumir, e essa pessoa deseja uma vida financeira excelente! Por onde eu começaria?
Hoje eu vou mostrar para vocês a base do que vocês precisam saber sobre “Educação Financeira” para você melhorar o seu resultado financeiro todos os meses, e por consequência você vai melhorar todos os anos.
O Responsável pelo seu resultado
O primeiro passo para você aplicar Educação Financeira na sua vida, na prática, é você entender o que acontece todos os meses, que vai se repetir por anos e que é o responsável pelo resultado que você tem financeiramente ao longo do tempo.
O que eu vou lhes mostrar hoje funciona durante a sua vida inteira, seja no momento que você está trabalhando ou seja no momento em que você já se aposentou.
Por isso que Educação Financeira é muito mais abrangente, ela não é fixa só em mercado de investimento, mas também em outras áreas onde seu dinheiro é usado.
A primeira coisa que acontece na sua vida todos os meses é que o seu salário entra na conta. Logo depois que o salário entra na conta, o que acontece é que você arca com suas despesas, ou seja, você faz todos os pagamentos que é obrigatório.
Muita gente para por aí e decide viver com o saldo disponível, outras pessoas já separam o dinheiro para poder jogar no mercado de investimentos, e a maioria das pessoas deixam passar uma fase chamada de “Habilidade de manter dinheiro”.
Então, a gente mantém dinheiro todos os meses, e naturalmente estamos fazendo o movimento de “acumular dinheiro”. Além de acumular dinheiro, a gente também multiplica o dinheiro.
A estrutura oculta
Quando você repete o processo por doze meses (um ano) e o resultado da sua conta é positivo, significa que você teve um ano superavitário.
Outra questão é a porcentagem do seu salário, você não recebe o seu salário inteiro, você recebe uma porcentagem do seu salário bruto, tenta identificar essa porcentagem.
Outro lugar que você consegue identificar essa porcentagem é nas suas despesas e nas contas, ou seja, os seus “compromissos financeiros”.
O objetivo do trabalho
Em primeiro lugar temos que trabalhar, o objetivo do trabalho é a gente ganhar mais dinheiro, usamos esse dinheiro para fazer diversas coisas.
Nós assumimos compromissos financeiros porque esperamos que o dinheiro gasto com esses compromissos assumidos tragam para a gente uma infinidade de coisas, a gente tem saúde, status, bem-estar e segurança.
O ideal aqui para você saber como aplicar é observar se as suas despesas estão realmente sendo necessárias, por exemplo, você realmente precisa de status? Pense um pouco, existem coisas que você vai precisar largar para ter uma boa vida financeira.
Porque mantemos e acumulamos dinheiro?
Essa é uma boa pergunta, a primeira coisa que você precisa ter em mente é que mais cedo ou mais tarde você vai querer fazer alguma aquisição maior do que o seu salário.
Você também vai querer viver alguma experiência, tirar algum plano do papel, conhecer algum lugar, visitar pessoas, lugares e etc.
Outra coisa que acontece muito nos dias de hoje é mudanças no estilo de vida, como casar, mobiliar uma casa, formar uma família e etc.
Quando nós fazemos esse movimento de acumular e manter dinheiro a gente está se preparando para esses momentos que citei acima, e também para imprevistos que podem aparecer a qualquer momento.
A maioria das pessoas se preparam para imprevistos, chamando eles de emergência, o ideal é entender o processo de acumular e manter dinheiro como imprevisto porque você já sabe que vai acontecer, a gente acumula e mantém dinheiro com todos esses objetivos.
Multiplicação de renda
Algumas pessoas falam sobre multiplicar para você poder ter um patrimônio. Eu gosto do objetivo de uma multiplicação de renda, porque eu acredito que o movimento fica muito mais claro que você tem uma estratégia de investimento muito melhor.
e não é só isso, você tem um retorno aqui no fluxo de caixa voltando para você todos os meses, ou todos os anos.
A gente já poderia colocar aqui como renda anual porque ela volta para você todos os anos sem precisar trabalhar, esse é o poder dos juros compostos, quem entende, sempre vence.
Perceba que os juros compostos é um efeito chamado de bola de neve, você não pode parar de manter dinheiro, acumular e multiplicar, nunca.
Fazendo isso, sempre você se prepara para imprevistos, melhora seu estilo de vida, viaja para conhecer lugares e viver novas experiências.